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    Linhas ferroviárias abrem-se aos operadores estrangeiros

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    Mensagem por henrike Seg Fev 01 2010, 10:05

    Governo prepara-se
    para levar a Conselho de Ministros projecto-lei que irá liberalizar
    transporte internacional ferroviário de passageiros. CP perderá
    controlo de tal serviço nas linhas nacionaisO mercado do
    transporte ferroviário internacional de passageiros irá ser
    liberalizado pelo Governo, permitindo que a ferrovia nacional passe a
    ser usada por operadores estrangeiros que queiram garantir aquele
    serviço que, até agora, se mantinha monopólio da CP.Apanhar um
    comboio no Porto com destino a Vigo (Espanha) ou optar pela ligação
    Lisboa - Paris (França), pelo actual percurso do Sud-Expresso, passará
    a poder ser possível através de operadores estrangeiros e não pela CP,
    a empresa ferroviária estatal que garante, neste momento, aqueles dois
    serviços. O Governo irá transpor as directivas comunitárias que
    estabelecem a liberalização do sector do transporte internacional de
    passageiros e estabelecem os regulamentos sobre as obrigações e
    direitos do serviço.Ditando o fim de um dos últimos monopólios
    da CP, o projecto-lei que chegará a reunião do próximo Conselho de
    Ministros coloca Portugal no grupo de países da União Europeia (UE) que
    cumpre à risca a data limite de transposição, para legislação nacional,
    das linhas orientadoras do terceiro e último dos Pacotes Ferroviários
    (conjunto de directivas que visam a reforma do sector).Transbordo nacional proibidoCom
    a liberalização, espera-se que as tarifas cobradas diminuam com a
    concorrência e qualquer linha da ferrovia nacional [ler infografia ao
    lado] possa ser utilizada por um operador internacional, desde que
    cumpra uma das regras básicas da directiva: não fazer transbordo em
    território nacional. Ou seja, uma transportadora ferroviária
    internacional pode estabelecer ligação com uma estação terminal em
    Portugal, parando em várias outras estações lusas, deixando os
    passageiros. Todavia, não pode receber passageiros que não se desloquem
    para uma cidade além da fronteira. Exemplo: um passageiro
    oriundo de Paris sairá em qualquer estação portuguesa, mas não o pode
    fazer em solo francês. Por outro lado, qualquer português entrará na
    mesma composição em qualquer ponto das linhas da Refer, mas não pode
    desembarcar em território nacional. Razão? Significaria concorrência ao
    serviço da CP na área do transporte nacional de passageiros, área em
    que manterá o monopólio. Apesar de não existir consenso a nível europeu
    para a liberalização no transporte interno - a França recusa-se a ter
    vários operadores nacionais de passageiros no seu território -,
    Portugal conta com legislação no sentido de concessionar determinadas
    ligações. Cenário que já acontece com a concessão da Fertagus (ligações
    no corredor Lisboa - Setúbal).Aliás, Portugal foi dos primeiros
    países a reformular a sua ferrovia, em 1997, quando separou a gestora
    da infra-estrutura, a Refer, da utilizadora da mesma, a CP, e criou um
    regulador - o ex-Instituto Nacional Transporte Ferroviário, substituído
    pelo actual Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres. Muito
    antes de surgir o primeiro Pacote Ferroviário, em 2001.

      Data/hora atual: Sex maio 17 2024, 04:04