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    Linha do Minho será ampliada sem túnel em Rio Tinto

    henrike
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    Linha do Minho será ampliada sem túnel em Rio Tinto Empty Linha do Minho será ampliada sem túnel em Rio Tinto

    Mensagem por henrike Sex Mar 05 2010, 13:48

    Linha do Minho será ampliada sem túnel em Rio Tinto Ng1263127
    Contestatários à ampliação sem rebaixamento alegam
    que até as condições de habitabilidade serão afectadas

    A
    Linha do Minho será ampliada de duas para quatro vias entre as estações
    de Contumil, no Porto, e de Ermesinde, em Valongo, e não será enterrada
    em Rio Tinto. Apesar da "forte oposição" popular, o projecto da REFER
    recebeu aval do Ministério do Ambiente.A Agência Portuguesa do
    Ambiente recebeu 12 exposições, incluindo um abaixo-assinado com 341
    subscritores e reclamações das câmaras do Porto e de Gondomar, da
    Assembleia Municipal de Gondomar, do grupo parlamentar do PSD nessa
    assembleia e da Junta de Freguesia de Rio Tinto, durante a consulta
    pública ao estudo prévio de duplicação da linha ao longo de seis
    quilómetros.Analisados os documentos, "verifica-se uma forte
    oposição à solução preconizada pela REFER", ou seja, a ampliação da
    Linha do Minho sem o reivindicado rebaixamento na estação de Rio Tinto,
    em Gondomar, como se lê no anexo à declaração de impacte ambiental
    favorável condicionada, assinada pelo secretário de Estado do Ambiente,
    Humberto Rosa, no ano passado.A contestação política e popular
    deve-se ao "agravamento do efeito barreira que actualmente já se faz
    sentir com a linha existente", questionando-se a "imparcialidade da
    análise comparativa entre as duas soluções" com e sem rebaixamento da
    via-férrea, feita em Março de 2007. Nessa avaliação, concluiu-se que o
    rebaixamento tornaria a obra mais longa (demoraria mais um ano e cinco
    meses) e 50% mais cara."À excepção da integração urbana e
    interferências com a rede viária envolvente, a solução com rebaixamento
    da via na estação de Rio Tinto apresentava-se mais desfavorável para
    todos os restantes aspectos, o que levou a REFER a considerar a solução
    sem rebaixamento como mais vantajosa", refere-se no referido anexo,
    tendo sido desenvolvido o estudo prévio com a manutenção da Linha do
    Norte à superfície. Pesaram, sobretudo, os argumentos técnicos da REFER
    na obtenção da declaração de impacte ambiental favorável condicionada. Custos
    operacionais elevadosPerante as reclamações da população e dos
    políticos no período de debate público do estudo de duplicação da
    via-férrea, foram pedidos esclarecimentos adicionais à empresa pública.
    Na resposta, a REFER defendeu que o rebaixamento não é viável: "A
    solução não é sustentável do ponto de vista de exploração, porque, em
    limite, obrigaria a que todo e qualquer comboio de mercadorias que
    circulasse neste troço (...) teria de ser dotado de tracção dupla apenas
    para evitar um hipotético incidente neste local. Tal introduziria uma
    elevada ineficiência pelos custos técnicos, operacionais e financeiros
    que tal solução acarretaria à operação".Na declaração, exige-se a
    aplicação de diversas medidas de minimização do ruído e das vibrações
    resultantes da circulação de comboios. Além do pagamento de
    indemnizações "justas" aos proprietários e aos arrendatários dos
    edifícios a demolir para a duplicação da via-férrea, recomenda-se à
    empresa que preveja a possibilidade de incluir "habitações cuja função
    de habitabilidade seja significativamente afectada pela sua proximidade à
    linha" nos processos de expropriação.

      Data/hora atual: Qua maio 15 2024, 21:47