A exploração comercial do novo ramal ferroviário do porto de Aveiro
começou esta semana, em regime experimental, segundo o presidente do
conselho de administração desta estrutura portuária, José Luís Cacho."As
primeiras mercadorias transportadas de comboio chegaram ao porto de
Aveiro na quinta feira e correu tudo bem", disse José Luís Cacho,
acrescentando que "a linha está a ser calibrada" e que a inauguração
oficial, que será marcada pelo Governo, poderá ocorrer a partir de
"meados de março".Uma composição com 20 vagões, 220 metros de
comprimento e 740 toneladas de peso bruto, transportou na quinta feira
para o porto de Aveiro pasta de papel Kratt Branqueada da fábrica
Celtejo, em Vila Velha de Ródão. "Foram transportadas 483,711
toneladas de um total de 3.500 toneladas a exportar. A mercadoria
destina-se à exportação, em navio completo, para Itália", explicou José
Luís Cacho à agência Lusa, adiantando estar prevista a chegada de mais
uma carga por via ferroviária.José Luís Cacho diz que a entrada
em funcionamento da linha ferroviária vai permitir ao porto de Aveiro
expandir-se para o "hinterland" de Castela e Leão, atraindo mercadorias
provenientes destas regiões de Espanha. "Através da linha ferroviária
vamos movimentar 600 mil toneladas de mercadorias por ano, o que dá
cerca de três comboios por dia, aumentando assim a competitividade do
porto de Aveiro", argumenta.As obras, concluídas em Dezembro de
2009, representaram um investimento global de 72 milhões de euros, 50
por cento comparticipados pelo Fundo de Coesão e 50 por cento do Plano
de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central
(PIDDAC) e da REFER.O ramal tem uma extensão aproximada de nove
quilómetros.
começou esta semana, em regime experimental, segundo o presidente do
conselho de administração desta estrutura portuária, José Luís Cacho."As
primeiras mercadorias transportadas de comboio chegaram ao porto de
Aveiro na quinta feira e correu tudo bem", disse José Luís Cacho,
acrescentando que "a linha está a ser calibrada" e que a inauguração
oficial, que será marcada pelo Governo, poderá ocorrer a partir de
"meados de março".Uma composição com 20 vagões, 220 metros de
comprimento e 740 toneladas de peso bruto, transportou na quinta feira
para o porto de Aveiro pasta de papel Kratt Branqueada da fábrica
Celtejo, em Vila Velha de Ródão. "Foram transportadas 483,711
toneladas de um total de 3.500 toneladas a exportar. A mercadoria
destina-se à exportação, em navio completo, para Itália", explicou José
Luís Cacho à agência Lusa, adiantando estar prevista a chegada de mais
uma carga por via ferroviária.José Luís Cacho diz que a entrada
em funcionamento da linha ferroviária vai permitir ao porto de Aveiro
expandir-se para o "hinterland" de Castela e Leão, atraindo mercadorias
provenientes destas regiões de Espanha. "Através da linha ferroviária
vamos movimentar 600 mil toneladas de mercadorias por ano, o que dá
cerca de três comboios por dia, aumentando assim a competitividade do
porto de Aveiro", argumenta.As obras, concluídas em Dezembro de
2009, representaram um investimento global de 72 milhões de euros, 50
por cento comparticipados pelo Fundo de Coesão e 50 por cento do Plano
de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central
(PIDDAC) e da REFER.O ramal tem uma extensão aproximada de nove
quilómetros.