O SIM-CIDADÃO pretende dar voz ao utente do Serviço Nacional de Saúde e tornar o sistema de reclamações mais eficiente. |
Dar voz ao utente do SNS e tornar o sistema de reclamações eficiente, melhorando o atendimento e a prestação de cuidados aos cidadãos com base nas suas sugestões e reclamações é o objectivo do sistema SIM-CIDADÃO, que se encontra ainda em fase experimental. O que é o sistema Sim-Cidadão? É um sistema em rede que se destina a fazer a recolha, tratamento e monitorização das exposições dos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de modo a facultar a obtenção de indicadores de gestão relacionados com o grau de satisfação dos cidadãos e, consequentemente, com o funcionamento dos serviços. Onde e como é que os cidadãos podem apresentar as suas exposições? Todas as exposições são registadas, analisadas e decididas nas instituições que lhes deram origem. Os cidadãos podem apresentar as reclamações, sugestões e elogios em qualquer organismo do Ministério da Saúde, independentemente do local onde os factos tenham ocorrido. O utente poderá fazer a sua exposição por diversos meios: via postal, em impresso próprio (Livro de Reclamações, por exemplo), fax, Internet e em qualquer Gabinete do Utente (atendimento personalizado). Em que fase de desenvolvimento se encontra o projecto? Encontra-se actualmente em período experimental. Estão a ajustar-se alguns problemas técnicos, prevendo-se que a sua entrada em funcionamento se faça o mais breve possível. |